Spotify e Helsing respondem após boicote de artistas por suposto envolvimento em Gaza

Luis Fernando Brod
3 minutos de leitura
Spotify. Foto: Reprodução.

Após o protesto de artistas como Massive Attack, que retiraram seu catálogo do Spotify, a plataforma de streaming e a empresa alemã Helsing se manifestaram. O boicote ocorreu devido a um suposto envolvimento da Helsing, que produz tecnologia bélica, no conflito em Gaza.

Uma das iniciativas, chamada “No Music for Genocide”, reúne mais de 400 artistas que buscam proibir a execução de suas músicas em Israel em qualquer aplicativo de streaming. No entanto, o Massive Attack e outros nomes, como King Gizzard & the Lizard Wizard, foram além e removeram todo o seu conteúdo do Spotify, segudo relata Igor Miranda em seu site.

A ação desses artistas se baseia em um investimento de 600 milhões de euros que Daniel Ek, CEO do Spotify, teria feito na Helsing. A empresa é acusada de desenvolver tecnologias de inteligência artificial para aviões de combate, que estariam sendo utilizados pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) na Faixa de Gaza.

Em comunicado oficial, a Helsing declarou que sua tecnologia não é empregada no Oriente Médio. A empresa afirmou que seus esforços estão focados na defesa da Europa, auxiliando a Ucrânia contra os ataques da Rússia.

“Atualmente, vemos desinformação se espalhando de que a tecnologia da Helsing está sendo utilizada em zonas de guerra além da Ucrânia. Isso não é correto. Nossa tecnologia é utilizada por países europeus para dissuasão e para defesa exclusivamente contra a agressão russa na Ucrânia.”

O perfil @SpotifyForArtists, no Instagram, também se pronunciou em uma publicação do Massive Attack. Assinada por “Joe”, a declaração enfatiza que Spotify e Helsing são empresas distintas e separadas. O texto afirma:

Oi, aqui é o Joe do Spotify. Queremos esclarecer algumas coisas. Spotify e Helsing são duas empresas totalmente separadas. E embora não possamos falar em nome da Helsing, sabemos que eles não estão envolvidos em Gaza. Sabemos disso porque tivemos as mesmas dúvidas e perguntamos. Os esforços da Helsing estão focados na defesa da Europa na Ucrânia. Se vocês quiserem conversar sobre o Spotify e os pagamentos de royalties, ficamos felizes em ter essa conversa. Obrigado por nos ouvirem.”

LEIA MAIS:
Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *