fbpx

Rock Rarity apresenta: Elias Hulk, banda britânica de hard rock

ELIAS HULK foi uma banda britânica formada no final dos anos 60, e que fazia um som similar a algumas contemporâneas, tais como o FUZZY DUCK, T2, HIGH TIDE, ANDROMEDA e até DEEP PURPLE.

Lançado em 1970, “Unchained” é único trabalho do ELIAS HULK, e pode ser descrito como uma mistura de Hard Rock e Blues, com elementos psicodélicos e Progressivos. Um destaque vai para o vocalista Peter Thorpe, que pode cantar muito pacificamente em algumas faixas e ao mesmo tempo, de uma maneira muito louca, com uma voz rouca em outras.

Apreciado por colecionadores do gênero, esse é um disco viajante composto por constante mudanças de ritmos. A faixa de abertura. “We Can Fly” é uma faixa de Progressivo pesado, com um pouco de Blues, vocal diabólico e um baixo grave e pesado lembrando as pegadas soturnas de Geezer Butler do grande BLACK SABBATH. A faixa apresenta guitarras delicadas e fortes ao mesmo tempo e um longo (cerca de 1 minuto) solo de bateria na parte do meio. “Nightmare” é um Hard Rock com um vocal louco, agressivo e rouco nos moldes de CAPTAIN BEEFHEART, cheios de loucuras psicodélicas. “Been Around Too Long” é uma canção tranquila, com uma fantástica linha de baixo, e um bonito e delicado vocal. O Instrumental é bem orquestrado com percussão e bateria, juntamente com a bela guitarra, mostrando o clima psicodélico ainda bem influente na época. “Yesterday’s Trip” possui um grande baixo, bateria e guitarra bem fortes. É, sobretudo, uma faixa instrumental. “Anthology of Dreams” é bem psicodélica com algumas partes instrumentais hipnóticas e um belo vocal delicado, que se não fosse pela parte instrumental, seria capaz de jurar que está se ouvindo MOODY BLUES. “Free” é bem tranquila com uma slide guitar  “choroso”. “Delhi Blues” é um instrumental interessante, mistura hipnótica de Blues e sons orientais (Raga Rock), e alguns momentos pode-se visualizar facilmente dançarinos dervixes em seu êxtase espiritual. Encerrando o álbum,  “Ain’t Got You” começa como uma balada tranquila, e se torna mais Hard retornando ao vocal com final suave e vocal delicado. Há uma longa parte instrumental, wha wha, solo de baixo e um clima psicodélico que a tornam uma viagem alucinante.

Engrossando a lista de obscuridades do período (finais da década de 60/segunda metade da década de 70), o ELIAS HULK pode ser recomendado para pessoas que amam uma presença de baixo enorme e pesado que muitas vezes comanda os procedimentos. Os músicos são muito bons, e as composições bastante interessantes. Vale conferir!

Artista: ELIAS HULK
Álbum: Unchained
Ano: 1970
Gênero: Hard Rock
País: Reino Unido

Elias Hulk – Unchained

01. We Can Fly ( 6:14)
02. Nightmare ( 3:11)
03. Been Around Too Long (3:01)
04. Yesterday’s Trip (3:54)
05. Anthology Of Dreams (3:06)
06. Free (3:37)
07. Delhi Blues (4:16)
08. Ain’t Got You (3:24)

Músicos

•  Peter Thorpe: vocais
•  Neil Tatum: guitarra
•  Granville Frazer: guitarra rítmica
•  James Haines: baixo
•  Bernard James: bateria

Autor

  • Foto: Fábio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *