Reverenciado por fazer parte de uma das bandas icônicas de Glasgow, Bobby Gillespie, vocalista do Primal Scream em 1984 se tornou baterista do The Jesus And Mary Chain antes mesmo de sua própria banda estourar.
Gillespie se tornu um fã da banda dos irmãos Reid quando sua primeira demo caiu em suas mãos. A cena de Glasgow estava tomada pelo Twee Pop, um estilo com uma sonoridade “perfeita” e letras adolescentes, e quando a fita caseira foi ouvida por ele, algo naquele som o fez pirar.
Mesmo que com 6 meses de atraso do lançamento, Gillespie não conseguia entender de onde vinha aquela sonoridade que misturava belas melodias e um som barulhento e ruidoso ao mesmo tempo. A empolgação do frontman era tanta que ele teve que apresentar para Alan McGee, na época um produtor da casa Living Room de Londres, músico e proprietário do selo Creation Records.
Assim como aconteceu com Bobby, McGee ficou incrédulo com a música dos Reid e não conseguia entender de onde vinha aquela inspiração, um som crú e sujo que lembrava o punk mas ao mesmo tempo composto por camadas de belas melodias.
Foto: Bobby Gillespie ao vivo com Jesus and Mary Chain. Crédito: Desconhecido.
A partir daí Gillespie criou uma conexão profunda com o Mary Chain e se tornou um verdadeiro aliado. Bobby foi responsável direto para que a banda fizesse seu primeiro show me Londres, na Living Room de McGee e logo em seguida assinado um contrato com a Creation Records lançando o single “Upside Down”, no lado B, “Vegetable Man”, cover de Pink Floyd.
A relação entre a banda e Bobby foi crescendo, Bobby se considerava do time de alguma forma, mesmo que o Jesus and Mary Chain já tivesse seu baterista, Murrey Dalglish. Acontece que os irmãos Reid aceitaram Dalglish na banda por falta de opção (uma constante na escolha de integrantes), eles acreditavam que o baterista era muito mais técnico do que esperavam e fazia muitas firulas e viradas desnecessárias.
Bobby por outro lado se tornou uma realidade na banda pois compreendia a essência do que os Reid queriam e sentia a música da mesma maneira.
A saída de Murrey Dalglish
O destino estava selado para que as peças se encaixassem, certa vez, Murrey recebeu uma proposta de emprego para uma fábrica de ônibus. Receber um proposta dessas em uma época onde o desemprego era muito alto na Inglaterra não era de se jogar fora. Dalglish não viu nenhum sinal do single “Upside Down” (que havia gravado pela Creation) fazer algum sucesso e comentou com a banda sobre a proposta.
A indiferença dos Reid quando ouviram as palavras de Murrey foi tanta que o ex-baterista não lembra de ter sido persuadido pelos irmãos, mesmo em um momento crítico, visto que a banda possuía compromissos para sua primeira turnê internacional na Alemanha agendados por Alan Mcgee para as próximas semanas.
A ideia de colocar Bobby na bateria foi de Mcgee, ele sabia que o frontman do Primal Scream havia tocado esse instrumento na banda Altered Images que fez um certo sucesso no pop escocês com a música “Happy Birthday” e por Clare Grogan, líder da banda ter estrado o filme “A Paixão de Gregory”.
Gillespie teria substituído o baterias do Altered Images (abaixo) pois trabalhava como roadie da banda e certa vez o baterista sumiu em meio a um show que aconteceria, assim Bobby acabou tocando.
Mcgee, portanto, sabia que iria funcionar, afinal Bobby já era da família e estava presente em todos momentos do Jesus and Mary Chain. Mas a confirmação veio mesmo quando a banda agendou um ensaio (algo incomum para os Reid) para alguns shows pré-turnê agendados pelo empresário.
Assim que Gillespie se posicionou na bateria, ignorando o banquinho e começou a tocar em pé o instrumento com simplicidade e energia, sem as viradas extravagantes de bateristas, os Reid sabiam que haviam encontrado o baterista ideal para o Jesus and Mary Chain.
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